"Em Portugal, só cerca de metade dos hipertensos ( e são perto de 2 milhões!) sabe ter a pressão arterial elevada."
Fundação Portuguesa de CardiologiaHTA (Hipertensão Arterial) é um factor de risco importantíssimo de doença cardiovascular, e a principal causa de morte e incapacidade no nosso País. Hoje sabe-se que a adopção de um estilo de vida saudável pode prevenir, pelo menos em parte, o aparecimento de HTA. Por outro lado, sabe-se que existe um enorme potencial para reduzir a incidência de doença e de morte cardiovascular se a HTA for detectada precocemente e controlada adequadamente.
Está bem demonstrado que uma pressão sistólica superior a 160mmHg ou uma diastólica superior a 95mmHg, triplicam o risco de acidente vascular cerebral, duplicando também o risco de doença coronária. Nos primeiros anos, a HTA não provoca geralmente quaisquer sintomas ou sinais de doença, à excepção dos valores tensionais elevados detectáveis através da medição da pressão arterial. Contudo, com o decorrer dos anos, a pressão arterial acaba por lesar os vasos sanguíneos e os principais órgãos vitais do organismo, ou seja o cérebro, o coração e o rim, provocando sintomas e sinais.
As principais doenças associadas à HTA, e por ela causadas, são: o acidente vascular cerebral, a cardiopatia isquémica, incluindo angina de peito, o enfarte do miocárdio e a morte súbita; a insuficiência cardíaca; o aneurisma dissecante da aorta e a insuficiência renal.
Conselhos para HIPERTENSOS
ADOPÇÃO DE UMA DIETA ALIMENTAR RICA EM FRUTOS E VEGETAIS, COM BAIXO TEOR DE GORDURAS SATURADAS E REDUZIDA INGESTÃO DE SAL.
- ACTIVIDADE FÍSICA, POR EXEMPLO CAMINHAR 30 MINUTOS POR DIA 5 A 7 DIAS POR SEMANA.
- DEIXAR DE FUMAR.
- CONTROLO DO PESO.
- CONTROLO DA TENSÃO ARTERIAL.
- CUMPRIR O ESQUEMA TERAPÊUTICO INSTITUIDO PELO MÉDICO.
OLHE PELA SUA SAÚDE!

Sem comentários:
Enviar um comentário